Consulta de resultados online Aceda aqui à sua área reservada

O IMP Diagnostics foi fundado em 1998, pela Dr.ª Isabel Macedo Pinto.

O IMP Diagnostics tem como objetivo prestar serviços de diagnóstico na área da Anatomia Patológica.

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica, habitualmente incluída nos meios complementares de diagnóstico. Mas, desse grupo, é efetivamente o diagnóstico por excelência!


Isto não significa que a Anatomia Patológica possa prescindir da informação clínica, dos dados laboratoriais, da imagiologia, não pode e não deve, mas efetivamente acaba por ser o elemento decisor do diagnóstico, que irá condicionar as decisões terapêuticas e o prognóstico das lesões. É, por consequência, uma das áreas de maior responsabilidade e importância para a correta orientação dos doentes.


O diagnóstico anátomo-patológico é baseado na observação de alterações morfológicas, observadas no estudo macroscópico de órgãos e alterações morfológicas de células e tecidos, observadas na microscopia. Frequentemente é necessário complementar estas observações com exames de histoquímica, de imunohistoquímica e de biologia molecular, para realização de diagnóstico diferencial, no sentido de atingir o diagnóstico correto.


Se tentássemos definir o perfil do anatomopatologista, seria obrigatório mencionar rigor, escrupuloso respeito pelo utente, excelente capacidade de observação e associação de imagens e conceitos, necessidade intelectual de aprendizagem contínua e criatividade bastante para pensar “fora da caixa” e perceber que algumas lesões não cabem no que já foi classificado ou descrito!


E se o profissional for tudo isso, nesta área de trabalho, corre o risco de sentir e de pensar que a Anatomia Patológica é uma paixão de vida!




Dr.ª Isabel Macedo Pinto

Gerência

Direção Técnica