Consulta de resultados online Aceda aqui à sua área reservada

Tomcat, o novo reforço da equipa IMP Diagnostics

Equipamento vem alargar o leque de sistemas automatizados ao serviço dos testes moleculares


Como seria se, sempre que fosse necessário realizar exames complementares de biologia molecular em amostras de citologia em meio líquido, a transferência de pequenos volumes (alíquotas) entre frascos se processasse de forma totalmente automatizada? Imaginam as vantagens que teríamos com a redução da intervenção humana?
 
Ao eliminar-se as etapas manuais repetitivas, com é o caso da transferência de pequenos volumes de um frasco para outro, todo o fluxo e produtividade do trabalho laboratorial seriam otimizados, libertando os recursos humanos para outras tarefas mais específicas.
 
Tudo isto é possível num só equipamento – Tomcat – o pipetador automático que o IMP Diagnostics acrescenta agora ao seu portefólio de tecnologia de ponta.

O Tomcat é capaz de executar todos os passos necessários ao processamento da amostra para estudos moleculares: desde a homogeneização da amostra e abertura do frasco, à pipetagem das alíquotas, transferência para o tubo de reação e fecho dos frascos. O risco de contaminação cruzada é quase inexistente, uma vez que o fator humano é reduzido ao mínimo.  Adicionalmente, assegura todos os passos de rastreabilidade da amostra e efetua a própria impressão de código de barras no tubo de transferência.

O processamento de cada amostra demora apenas 90 segundos e graças ao seu funcionamento padronizado, o Tomcat permite um fluxo contínuo de processamento de amostras, contribuindo para a diminuição do tempo de resposta dos exames de biologia molecular realizados no IMP Diagnostics.
  
Este é o mais recente lançamento da Hologic no que diz respeito a equipamentos automatizados para testes moleculares. O Tomcat junta-se assim à plataforma Panther, que o IMP Diagnostics possui desde 2015 para a realização do teste Aptima® HPV-GT.

Tomcat – o mais recente pipetador automatizado do IMP Diagnostics



Data de publicação: 13/02/2019